Concentração de mercado soa grego para muitos, mas vamos entender o que é isso. Concentração de mercado significa que uma ou pequeno número de empresas dominam a fabricação ou distribuição e comércio de bens e serviços, o que acabam dando a elas poder de mercado ( não deu para pegar ainda?) vamos desenhar isso.
Exemplos práticos de poder de mercado, monopólio:
Petróleo, no Brasil apenas uma empresa domina o mercado de petróleo e gás natural, apesar de vermos infinitas bandeiras em postos de gasolinas e companhias de gás com nomes diversos, apenas esta petrolífera tem o direito de explorar o sangue negro que existe embaixo de nosso solo, desta forma o preço deste produto é dominado por ela, pois não tem concorrente para brigar por nós consumidores e assim sendo esta petrobras da vida detem o "poder de mercado" ou seja, manda no preço.
Cervejas, são muitas as marcas de cervejas no brasil, mas são poucas as empresas que fabricam a maioria das marcas, as maiores são Ambev, Schimcariol e Fensa. Isso faz com que a concentração deste produto consumindo por muitos fique nas mãos de pequeno número de empresas e desta forma eles determinam o preço do mercado, pois os produtores pequenos não tem força suficiente para brigar com os gigantes do setor e quem perde com isso são os consumidores.
Voltando ao assunto inicial, o Cade tem função primordial de monitorar as discrepancias do mercado e corrigir as distorções deste visando sempre o bem estar dos consumidores e atentando para a inflação, pois quando as empresas dominam um mercado de um bem específico podem aumentar o preço dos bens que tem efeito inflacionário na economia. .....
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